top of page

COMO O PILATES AJUDA NA MENOPAUSA?

  • Foto do escritor: The Web - Agência Digital
    The Web - Agência Digital
  • 12 de set.
  • 3 min de leitura

Lidar com os sintomas da menopausa pode ser difícil, mas alternativas como o Pilates ajudam a aliviar os efeitos adversos desse período e ter mais qualidade de vida. 


A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, à última menstruação. É diferente do climatério, que é a fase de transição de período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo.


Geralmente, a menopausa ocorre quando a mulher tem entre 45 a 55 anos. Quando acontece por. Volta dos 4o anos, é chamada de prematura ou precoce.


Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem considerá-la um problema de saúde. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que esse período - importante e inevitável na vida da mulher - seja encarado como um processo natural, e náo como uma doença.


ree

Principais sintomas


Ainda assim, as mudanças hormonais características do climatério e da menopausa trazem uma série de desafios. Os sintomas mais comuns nesses dois períodos, de acordo com o Ministério da Saúde são:


  • Ondas de calor ou fogachos: episódios. Súbitos de sensação de calor na face, no pescoço e na parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, suores, palpitações no coração, vertigens e cansaço muscular. Quando mais intensos, podem atrapalhar as tarefas do. Dia-a-dia.

  • Irregularidades não só na duração dos ciclos. Menstruais, como também na quantidade do fluxo  sanguíneo.

  • Manifestações como. Por exemplo, dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e. Pressa para urinar; perda de urina; infecções urinárias e ginecológicas; ressecamento vaginal; dor na penetração da libido.

  • Sintomas psíquicos: a redução dos níveis de hormônios femininos interfere na liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso. Do. Sistema nervoso central, fazendo com que aumentem as queixas de irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia

  • Alterações na pele ( que. Perde o vigor), nos cabelos. E nas unhas. ( ambos ficam mais finos e quebradiços). 

  • Alterações na distribuição da gordura no corpo, fazendo com que se concentre mais na região abdominal.

  • Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia.

  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares: a doença coronariana é a principal causa de. Morte depois da menopausa.


A importância da atividade


Praticar atividades física regularmente é uma de cinco medidas simples que,, incorporadas aos hábitos diários de. Vida, podem ser úteis para. Minimizar os sintomas negativos do.  Climatério e da. Menopausa, de acordo.  Com o Ministério da Saúde. As outras são:


  • Manter uma alimentação saudável;

  • Não fumar;

  • Evitar o consumo de álcool;

  • Ter cuidados com a saúde bucal.


"Ainda sobre atividade física, o Ministério da Saúde recomenda a prática diária, pois, além de ser importante para o bem-estar físico, é fundamental para o controlar a pressão arterial, premir a osteoporose e doenças cardiovasculares e atenuar as alterações do humor".


A prática de Pilates na menopausa


Embora a menopausa não deva ser encarada como uma doença, lidar com seus sintomas pode ser uma tarefa difícil. No entanto, existem. Alternativas para aliviar os efeitos adversos desse período e ter mais qualidades de vida.


ree

Uma delas é a prática de Pilates, que tem se mostrado uma excelente aliada das mulheres tanto no climatério quanto na menopausa. De acordo com o fisioterapeuta e instrutor Skip Allen Moyer, o método ajuda no fortalecimento do core e na estabilização da pelve. Isso por sua vez, tem impacto positivo na redução das dores que surgem nessa fase, especialmente as lombares.


“ Exercícios que ativam os músculos abdominais e estabilizadores da coluna, como o hundred e o single leg stretch, são ideias para manter a postura e prevenir as dores “, explica Dr. Skip, formado em curso especializado em orgãos das mulheres.


A fisioterapia orienta que para mulheres na menopausa, a carga e a intensidade dos exercícios sejam ajustadas gradualmente, Deve-se respeitar os limites do corpo e não sobrecarregar as articulações, que podem estar mais sensíveis por causa da diminuição da densidade óssea. Isso ajuda a diminuir o risco de lesões e fraturas. Comuns nesse período


Ademais, a prática regular de Pilates pode auxiliar na redução da sudorese excessiva e melhorar o sono. Conforme explica o Dr. Skip, muitas mulheres enfrentam dificuldades para descansar devido. Ao calor intenso à noite. O Pilates, no entanto, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um estado mental mais relaxado e facilitando um sono mais profundo e restaurador.


“A respiração pode ser uma aliada poderosa para controlar os sintomas físicos e emocionais durante a menopausa”, afirma Skip.

Comentários


Endereço

Sítio Amor e Paixão

BR 116 Km 42 - Água Quente, Teresópolis RJ

Redes

  • Facebook
  • Instagram

Facebook
Instagram

© 2025 Studio Marilyn's Pilates. Site criado por

LogoTheWeb Horizontal P.png
bottom of page