
Yoga
O yoga é uma prática milenar com benefícios físicos e mentais significativos, como a melhora da flexibilidade, força e equilíbrio, alívio de dores, redução do estresse e ansiedade, e melhoria da qualidade do sono. A prática também pode auxiliar no tratamento de condições como asma e depressão, promover um melhor funcionamento do sistema cardiovascular e aumentar a consciência corporal e emocional.
Atualmente, pessoas com bronquite, doenças cardíacas, dores físicas e outros problemas de saúde, buscam o yoga por recomendações médicas. Isso porque, com ele, os pacientes passam a responder aos tratamentos de forma mais rápida e eficiente.
A prática regular de yoga contribui para um corpo mais bonito ao tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade, melhorar a postura e a definição muscular, além de auxiliar na redução da gordura abdominal e acelerar o metabolismo. Embora a estética seja um dos benefícios, a yoga foca na conexão corpo-mente, promovendo bem-estar e equilíbrio que se refletem em uma aparência mais saudável e alinhada.
Coração
Reduz fatores de risco como pressão arterial elevada, colesterol e níveis de açúcar no sangue, além de aliviar o estresse e a inflamação, promover a função dos vasos sanguíneos e reduzir episódios de arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial.
Sistema Respiratório
A prática beneficia o sistema respiratório ao aumentar a capacidade pulmonar e fortalecer os músculos respiratórios, como o diafragma, através de técnicas de respiração (pranayama) e posturas (asanas). Isso resulta numa respiração mais profunda e eficiente, melhora a troca de oxigénio e dióxido de carbono.
Mente
A prática de ioga beneficia a mente ao reduzir o stress e a ansiedade, melhorar o humor, a concentração e o autoconhecimento, e promover um estado de presença no momento atual.
Músculos
Fortalece, alonga e tonifica os músculos ao usar o peso do corpo em posturas específicas (asanas), aumentando a resistência e o condicionamento físico. Essa prática melhora a flexibilidade, reduz a rigidez e a incidência de dores musculares, além de contribuir para um melhor equilíbrio e postura, prevenindo lesões.
Benefícios da prática regular de atividade física
Vale a pena ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, no mínimo, 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de alta. Intensidade por semana.
São muitos os benefícios de se manter ativo fisicamente, de acordo com o Ministério da Saúde:
Fortalecimento dos ossos e músculos
Redução do estresse
Aumento da expectativa de vida
Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório
Controle da pressão arterial e do níveis de açúcar no sangue
Melhora da qualidade do sono
Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia e alguns tipos de câncer, entre outras doenças
Melhora em quadro de depressão
Controle de peso
Melhora da saúde e humor
Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar
Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas entre idosos
Mais no Blog
Confira nossos artigos

.png)







